Você sente uma dor na região lombar, mas não sabe se o problema é dor nas costas ou desconforto nos rins? Como os rins estão situados abaixo da caixa torácica e repousam sobre os músculos das costas e das costas, nem sempre é fácil determinar a raiz do problema.
Para evitar problemas de saúde mais sérios, você deve investigar a causa raiz e determinar qual área é afetada. Dor nos rins pode indicar problemas renais. Saiba a causa do seu desconforto!
Dor nos rins: o que pode ser?
A dor nos rins pode indicar uma variedade de problemas que afetam os órgãos, desde pequenas alterações funcionais até câncer mais grave. Abaixo, você encontrará as principais causas de dor nos rins:
Pedra no rim
Cálculo renal, comumente referido como pedra nos rins uma doença extremamente prevalente que causa dor nos rins levando ao aparecimento de desconforto intenso que pode irradiar para o abdome ou órgão genital. As pedras nos rins são formadas pelo endurecimento devido à formação de cristais de sal na urina. Esses cristais se formam dentro do trato urinário e nos rins devido à enorme quantidade de cálcio e à presença de ácido úrico.
Infecção
As infecções renais são causadas por um tipo particular de infecções do trato urinário. A infecção se origina na uretra ou bexiga antes de passar para os rins. A dor geralmente é mais intensa na parte inferior da área das costas. A doença renal é considerada um problema extremamente sério, pois pode afetar um órgão vital.
Cistos
Os cistos são sacos circulares cheios de líquido que se forma no rim devido à obstrução de alguns dos drenos dentro do órgão. O desconforto associado aos cistos é considerado um dos mais difíceis de diferenciar da dor lombar. Um dos sintomas mais proeminentes desta doença é o aumento da dor durante a caminhada.
Hidronefrose
É um problema renal causado pelo inchaço do rim causado pelo acúmulo de urina devido a uma obstrução do trato urinário. Tal como acontece com as infecções renais, pode causar desconforto na região das costas.
Trombose da veia renal
É causada por uma obstrução da veia renal, responsável por transportar o sangue dos rins. Isso pode resultar em morte celular e dor intensa. Pessoas com pressão alta, níveis de colesterol ou diabetes têm um risco maior de desenvolver a doença.
Câncer
O câncer de rim é a 3ª forma mais comum de câncer do trato geniturinário e requer atenção especial para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível. A primeira fase da doença é tipicamente assintomática. Os pacientes só começam a sentir dor e desconforto à medida que o tumor aumenta e começa a exercer pressão sobre as raízes nervosas que ficam na região lombar inferior.
Dor nas costas ou dor nos rins: como diferenciar?
O problema nas costas ou nos rins pode ser diagnosticado observando certos critérios que podem ajudar a encontrar a raiz do problema. Esteja ciente das principais diferenças entre os dois tipos de dor:
Localização
A dor nos rins geralmente é sentida abaixo da caixa torácica, em um ou ambos os lados na região ao redor da virilha, bem como na parte inferior das costas. No entanto, a dor nas costas pode manifestar-se em qualquer ponto das costas, com particular incidência na zona da região lombar.
Intensidade da dor
A dor desencadeada pelos órgãos renais tende a ser intensa, contínua, constante e pode ser repentina, principalmente quando relacionada a cálculos renais. A dor nas costas pode ser moderada a extrema e geralmente é caracterizada por sintomas de queimação, pontadas ou perfurantes.
Alívio da dor
A dor renal é extremamente difícil de aliviar, principalmente no caso de cálculos renais. Neste caso, é um caso em que a dor continua e não desaparece mesmo quando o paciente está em lugares confortáveis. A dor nas costas, no entanto, é um problema mecânico e é mais pronunciada com um determinado movimento, podendo ser aliviada por outras posturas.
Sinais específicos
Juntamente com os fatores mencionados acima e outros fatores, é fundamental estar atento a quaisquer outros sinais que possam ajudar a determinar se o problema está localizado nos rins ou nas costas. Em geral, a dor nos rins costuma ser acompanhada de
- Desconforto ao urinar;
- Micção frequente;
- Febre;
- Urina vermelha, amarelada ou marrom;
- Náusea ou vômito;
- Urina com sangue,
- Urina com odor forte.
Os sintomas mais comuns associados à dor nas costas são:
- Rigidez na coluna;
- Dor de pescoço;
- A perna está doendo e a dor irradia para as costas;
- Dificuldade de locomoção;
- Os músculos do pé são fracos nos pés, bem como
- A perda de sensibilidade é sentida na parte inferior das pernas.
Como as pedras nos rins podem ser tratadas?
A maioria das pessoas que sofrem de desconforto nas costas são diagnosticadas com cálculos renais. Uma vez que a dor pode ser extremamente intensa e quase impossível de suportar, é essencial procurar o tratamento adequado para a sua situação particular, de forma a garantir uma remoção eficaz das pedras.
Caso a medida seja considerada pequena, com diâmetros que variam entre um e cinco milímetros, o aumento da ingestão hídrica ou o uso de medicamentos pode ser suficiente para que a eliminação ocorra naturalmente pela urina.
Porém, caso o cálculo tenha uma área superior a 6mm e a pessoa sofra de dores intensas infecções urinárias decorrentes da presença de cálculos, dilatação das vias urinárias e risco de obstrução na uretra e ureter, outros tratamentos devem ser considerados. Conheça os métodos mais recentes e eficazes:
Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque
Com altas taxas de sucesso no tratamento de cálculos renais. A terapia extracorpórea é recomendada para cálculos de até 2 cm, mas é eficaz no tratamento de todos os tipos de cálculos. Nesse processo, o urologista identifica a pedra por meio de raios-X. Em seguida, ele direciona as ondas de choque para o corpo do paciente usando o gerador de ondas sonoras.
Quando atingem os cálculos quando atingem o cálculo, as ondas de choque reduzem-no a pequenos fragmentos que são eliminados na urina. O procedimento é realizado sem anestesia, ou com anestesia leve, que permite ao paciente ir para sua casa em pouco tempo.
Cirurgia endoscópica
É considerada minimamente invasiva e menos arriscada em comparação com outras técnicas cirúrgicas. O procedimento é feito por meio de uma incisão de aproximadamente 2 centímetros. Através dele, é colocada uma fibra ótica que é utilizada para transmitir um determinado tipo de laser.
Eles são direcionados pelos orifícios naturais do trato urinário para o local onde estão os cálculos. Uma vez que a pedra é localizada por meio de microcâmeras, o cirurgião ativa o laser que, por sua vez, quebra o cálculo renal e o reduz em pedaços minúsculos.
Depois disso, os fragmentos são eliminados de forma natural e indolor pela urina. Podem até ser eliminados com instrumentos especiais, se necessário.
Devido à precisão do procedimento, é possível fazer apenas os resultados necessários usando o laser, o que evita o risco de lesões nos tecidos próximos, preservando a função renal.
A importância de uma consulta médica
Se você tiver sintomas típicos de dor no rim, não hesite em consultar o urologista o mais rápido possível. Como aprendemos, a dor nos rins pode ser causada por vários motivos. Encontrar a raiz do problema é vital para determinar o tratamento mais eficaz para evitar futuros problemas de saúde.
Você está interessado em ler minhas últimas dicas, notícias e artigos sobre novos métodos para melhorar sua saúde? Junte-se a mim para manter-se atualizado!