O que é nefropatia diabética?
A nefropatia diabética, também chamada de doença renal diabética, é uma complicação grave do diabetes tipo 1 e do diabetes tipo 2.
A nefropatia diabética afeta a capacidade dos rins de fazer seu trabalho habitual de remover resíduos e líquidos extras do seu corpo. A melhor maneira de prevenir ou retardar a nefropatia diabética é manter um estilo de vida saudável e gerenciar adequadamente o diabetes e a pressão alta.
Ao longo de muitos anos, a condição danifica lentamente o sistema de filtragem dos seus rins. O tratamento precoce pode prevenir ou retardar o progresso da doença e reduzir a chance de complicações.
A doença renal pode progredir para insuficiência renal, também chamada de doença renal terminal. A insuficiência renal é uma condição com risco de vida. Nesta fase, as opções de tratamento são diálise ou transplante de rim.
Quais os sintomas da doença renal diabética?
Nos estágios iniciais da nefropatia diabética, os pacientes geralmente não notam nenhum sinal ou sintoma. Em estágios posteriores, os sinais e sintomas podem incluir:
- Piora no controle da pressão arterial;
- Proteína na urina;
- Inchaço dos pés, tornozelos, mãos ou olhos;
- Aumento da necessidade de urinar;
- Necessidade reduzida de insulina ou medicamento para diabetes;
- Confusão ou dificuldade de concentração;
- Falta de ar;
- Perda de apetite;
- Náusea e vômito;
- Coceira persistente;
- Fadiga.
Quando consultar um médico especialista em Nefrologia?
Marque uma consulta com o médico nefrologista se tiver quaisquer sinais ou sintomas de doença renal. Se você vive com diabetes, visite seu médico anualmente – ou conforme recomendado – para testes que meçam a função renal.
Causas
A nefropatia diabética resulta quando o diabetes danifica os vasos sanguíneos e outras células nos rins.
Como funcionam os rins?
Seus rins contêm milhões de pequenos aglomerados de vasos sanguíneos (glomérulos) que filtram os resíduos do sangue. Danos graves a esses vasos sanguíneos podem levar à nefropatia diabética, diminuição da função renal e insuficiência renal.
Quais as causas da nefropatia diabética?
A nefropatia diabética é uma complicação comum do diabetes tipo 1 e tipo 2.
Com o tempo, o diabetes mal controlado pode causar danos aos aglomerados de vasos sanguíneos nos rins que filtram os resíduos do sangue. Isso pode levar a danos nos rins e causar pressão alta.
A pressão arterial elevada pode causar mais danos nos rins, aumentando a pressão no delicado sistema de filtragem dos rins.
Fatores de risco
Se você vive com diabetes, os fatores que podem aumentar o risco de nefropatia diabética incluem:
- Açúcar elevado descontrolado no sangue (hiperglicemia);
- Pressão alta não controlada (hipertensão);
- Ser fumante;
- Colesterol alto no sangue;
- Obesidade;
- Uma história familiar de diabetes e doença renal.
Quais as complicações da nefropatia diabética?
As complicações da nefropatia diabética podem se desenvolver gradualmente ao longo de meses ou anos. Eles podem incluir:
- Retenção de líquidos, o que pode levar a inchaço nos braços e pernas, pressão alta ou líquido nos pulmões (edema pulmonar);
- Um aumento nos níveis de potássio no sangue (hipercalemia);
- Doença cardíaca e dos vasos sanguíneos (doença cardiovascular), que pode levar a acidente vascular cerebral;
- Danos aos vasos sanguíneos do tecido sensível à luz na parte de trás do olho (retinopatia diabética);
- Número reduzido de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio (anemia);
- Feridas nos pés, disfunção erétil, diarreia e outros problemas relacionados a nervos e vasos sanguíneos danificados;
- Distúrbios ósseos e minerais devido à incapacidade dos rins de manter o equilíbrio certo de cálcio e fósforo no sangue;
- Complicações na gravidez que trazem riscos para a mãe e o feto em desenvolvimento;
- Danos irreversíveis aos seus rins (doença renal em estágio final), eventualmente precisando de diálise ou transplante de rim para sobreviver.
Quais as orientações de prevenção da nefropatia diabética?
Para reduzir o risco de desenvolver nefropatia diabética:
- Consultas regulares para o controle do diabetes: mantenha consultas anuais – ou consultas mais frequentes, se recomendado por sua equipe de saúde – para monitorar o quão bem você está gerenciando seu diabetes e para rastrear nefropatia diabética e outras complicações.
- Trate seu diabetes: com o tratamento eficaz do diabetes, você pode prevenir ou retardar a nefropatia diabética.
- Gerencie a pressão alta ou outras condições médicas: se você tem pressão alta ou outras condições que aumentam o risco de doença renal, trabalhe com seu médico para controlá-las.
- Siga as instruções sobre medicamentos de venda livre: siga as instruções nas embalagens de analgésicos sem receita médica, como aspirina e anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno (Advil e outros). Para pessoas com nefropatia diabética, tomar esses tipos de analgésicos pode levar a danos nos rins.
- Manter um peso saudável: se você estiver com um peso saudável, trabalhe para mantê-lo sendo fisicamente ativo na maioria dos dias da semana. Se você precisar perder peso, converse com seu médico sobre estratégias de perda de peso, como aumentar a atividade física diária e consumir menos calorias.
- Não fume: o tabagismo pode danificar os rins e piorar os danos renais existentes. Se você é fumante, converse com seu médico sobre estratégias para parar de fumar. Grupos de apoio, aconselhamento e alguns medicamentos podem ajudá-lo a parar.