Quando você tem doença renal crônica, seus rins param lentamente de funcionar corretamente. O dano é duradouro e pode piorar com o tempo, levando a diferentes estágios da doença renal crônica.
Qualquer pessoa pode ter DRC, mas algumas pessoas são mais propensas a obtê-la. Geralmente, está associado ao envelhecimento. Quando pessoas mais jovens têm DRC, a doença tende a piorar, enquanto pessoas mais velhas com mais de 65 anos tendem a ter doença estável.
Não há cura para a doença renal crônica, mas o diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a impedir que sua doença se agrave. Muitas pessoas vivem vidas longas e normais com DRC, mas é importante consultar seu médico regularmente para controlar sua condição.
Quais são os estágios da doença renal crônica (DRC)?
Seus rins mantêm um equilíbrio saudável entre água, sais e minerais como sódio, cálcio e potássio. Eles também produzem hormônios que controlam sua pressão arterial, mantêm seus ossos fortes e ajudam a produzir glóbulos vermelhos.
Seus rins também filtram líquidos e resíduos extras do seu corpo através de unidades chamadas néfrons. Cada néfron tem um glomérulo, que filtra o sangue, e um túbulo, que remove os resíduos e devolve o que você precisa de volta ao sangue.
A velocidade de filtragem dos seus rins é chamada de taxa de filtragem glomerular (TFG). Se seus rins estiverem danificados, esta TFG será menor. Os exames de sangue mostram sua taxa de filtração glomerular estimada (eGFR) e diferentes estágios de danos.
Os estágios do doença renal crônica são:
- Estágio 1 DRC: lesão renal leve com eGFR acima de 90 mililitros ou mais por minuto;
- Estágio 2: dano leve com 60 a 89 mililitros por minuto;
- Estágio 3a: dano moderado com 45 a 59 mililitros por minuto;
- Estágio 3b: dano moderado com 30 a 44 mililitros por minuto;
- Estágio 4: danos graves com 15 a 29 mililitros por minuto;
- Estágio 5: insuficiência renal com menos de 15 mililitros por minuto, um nível em que os rins não estão mais funcionando.
A DRC em estágio 5 também é chamada de doença renal em estágio final. Nesta fase, você precisará de diálise ou transplante de rim. Nem todo mundo tem DRC que piora, no entanto.
O que causa a doença renal crônica?
A DRC geralmente é causada por outras condições que sobrecarregam os rins, mas alguns hábitos de vida e outros fatores também podem aumentar seu risco.
Algumas causas de doença renal crônica incluem:
- Diabetes;
- Pedras nos rins que continuam voltando;
- Aumento da próstata;
- Pressão alta;
- Colesterol alto;
- Infecção renal;
- Fumar;
- Uso prolongado de medicação de lítio ou anti-inflamatórios não esteroides;
- Desidratação grave que causa redução do fluxo sanguíneo.
Quais são os sintomas da doença renal crônica?
Os estágios iniciais da DRC geralmente não causam nenhum sintoma porque seu corpo pode se ajustar à filtragem mais baixa. A DRC precoce geralmente é encontrada apenas em exames de rotina.
Os estágios posteriores e o agravamento dos sintomas da doença renal crônica incluem:
- Tornozelos e pés inchados;
- Perda de peso;
- Pouco apetite;
- Cãibras musculares;
- Cansaço;
- Falta de ar;
- Problemas para dormir;
- Sangue na sua urina;
- Dores de cabeça;
- Problemas para obter ou manter uma ereção em homens;
- Comichão na pele;
- Urinar com mais frequência, especialmente à noite.
Qual é o tratamento para a doença renal crônica?
Não há cura para a DRC, mas o tratamento pode aliviar os sintomas e impedir o agravamento da doença. O tratamento da doença renal crônica geralmente envolve o tratamento de quaisquer condições subjacentes e medicamentos para interromper os danos nos rins.
Esses tratamentos incluem:
- Medicamentos para pressão arterial;
- Medicamentos para baixar o colesterol;
- Medicamentos para diabetes;
- Diálise, um tratamento que faz parte do trabalho de filtragem para os rins;
- Transplante após insuficiência renal, uma cirurgia para substituir seus rins por órgãos doados.
Existem mudanças no estilo de vida que podem ajudar a doença renal crônica?
Seu médico também recomendará mudanças no estilo de vida que ajudarão a mantê-lo saudável e controlar algumas de suas outras condições. Podem ser alterações como:
- Parar de fumar.
- Comer uma dieta com baixo teor de gordura e baixo teor de sal.
- Fazer exercícios regulares;
- Perder peso e manter um peso saudável;
- Beber menos álcool;
- Controlar o açúcar no sangue, se você tem diabetes.
Alguns médicos podem recomendar uma dieta pobre em proteínas também. Além de filtrar sangue e resíduos, seus rins também filtram proteínas. Comer pequenas quantidades de proteína pode aliviar a pressão sobre os rins e impedir que a doença se agrave. No entanto, as evidências da eficácia dessa dieta para DRC são fracas.
Se você ou alguém que você conheça está sofrendo com a doença renal crônica, confira os outros artigos do blog da Nefromed. Há muita informação útil disponível para ajudar a lidar com essa doença. No entanto, nosso conteúdo jamais deverá ser utilizado como autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.