Pedras nos rins acontecem quando os minerais formam cristais dentro dos rins. Então eles ficam maiores e se transformam em pedras nos rins. As pedras nos rins podem passar para o trato urinário. Lá, podem causar problemas como dor e sangue na urina (xixi). Algumas pedras também podem bloquear o fluxo do xixi.
A maioria das pedras nos rins sai do corpo sem causar nenhum dano. Remédios para dor e muitos líquidos ajudam a melhorar a maioria das crianças com pedras nos rins.
Quais são os sinais e sintomas das pedras nos rins?
Geralmente, as pedras nos rins não causam sintomas até que se movam pelo rim ou passem para o ureter (o tubo muscular que conecta o rim à bexiga). Pedras pequenas podem sair do corpo com pouca ou nenhuma dor.
Pedras maiores no sistema urinário podem ficar presas e causar sintomas como:
- dor, que geralmente:
- começa na lateral ou nas costas
- se espalha para a parte inferior da barriga e virilha à medida que as pedras se movem pelo trato urinário
- vem e vai em ondas
- sangue no xixi (hematúria)
- nausea e vomito
- necessidade de fazer xixi com frequência ou urgência
- febre ou calafrios (sinais de uma possível infecção)
Às vezes, uma pedra grande demais para ser movida pode criar um backup de xixi. Isso pode fazer com que um ou ambos os rins inchem, causando dor nas laterais e nas costas. Se não for tratado, pode causar danos renais a longo prazo.
O que causa pedras nos rins?
A maioria das crianças que tem pedras nos rins tem um problema de saúde que aumenta o risco para elas. Esses incluem:
- alguns medicamentos
- dietas especiais, como uma dieta cetogênica que às vezes é usada para prevenir convulsões
- diabetes
- obesidade
- problemas com a forma como o trato urinário é formado
- distúrbios metabólicos (problemas com a forma como o corpo se decompõe e utiliza os alimentos)
- gota (um tipo de artrite)
- outras condições renais
- condições que afetam a glândula tireóide ou paratireóide
- algumas infecções do trato urinário (ITUs)
Outras coisas que podem aumentar a probabilidade de cálculo renal são:
- não beber água suficiente
- comendo muito sal
- não ter ácido cítrico suficiente (o ácido das frutas cítricas, como laranjas) na urina
- tendo muito cálcio na urina
As pedras nos rins afetam principalmente os adultos. Mas crianças e adolescentes podem pegá-los.
Alguns tipos de pedras nos rins ocorrem em famílias, portanto, ter um parente com pedras nos rins pode aumentar a probabilidade de uma pessoa ter pedras nos rins. Crianças que já tiveram pedras nos rins têm maior probabilidade de recuperá-las.
Como as pedras nos rins são diagnosticadas?
O médico perguntará sobre:
- os sintomas e há quanto tempo eles estão acontecendo
- a dieta do seu filho
- se seu filho pode estar desidratado
- se há histórico familiar de pedras nos rins ou problemas urinários ou renais
O médico fará um exame e provavelmente solicitará:
- exames de sangue
- testes de urina
- testes de função renal
- exames de imagem, como ultrassonografias, raios X ou tomografias computadorizadas. Eles podem mostrar o tamanho e a localização exatos de uma pedra. Isso ajuda os médicos a decidir sobre o melhor tratamento.
Como as pedras nos rins são tratadas?
O tratamento depende do tipo de cálculo renal e do seu tamanho. Algumas crianças só precisam beber muita água e tomar analgésicos para eliminar pedras nos rins. Aqueles com cálculos maiores podem precisar de cirurgia ou outros tratamentos para ajudar a removê-los.
Existem diferentes tipos de pedras. Uma pedra que passa no xixi e fica presa em uma peneira pode ser testada para ver de que tipo é. Saber disso pode ajudar os médicos a encontrar a causa e aconselhar sobre como tratá-la e prevenir outras pedras.
Tratamento Domiciliar
Para ajudar a eliminar uma pedra pequena, dê ao seu filho bastante água para beber e remédios para aliviar a dor. Freqüentemente, medicamentos vendidos sem receita, como ibuprofeno e paracetamol, são suficientes. Mas às vezes os médicos prescrevem analgésicos.
O médico pode pedir que você coe o xixi do seu filho por alguns dias para coletar as pedras nos rins. Examiná-los pode ajudar o médico a decidir se seu filho precisa de mais tratamento.
Tratamento Hospitalar
Crianças cujas pedras nos rins bloqueiam o trato urinário ou causam dor intensa ou desidratação podem precisar de cuidados hospitalares. Eles podem receber fluidos intravenosos (IV) e analgésicos para ajudar a eliminar as pedras e tratar a desidratação.
Pedras grandes raramente passam sozinhas. Para se livrar de pedras grandes e pedras que danificam os rins, os médicos podem realizar um procedimento para quebrar a pedra. Isso permite que os pedaços menores passem por conta própria ou sejam removidos com uma luneta ou cirurgia.
As pedras nos rins podem ser evitadas?
Nem sempre é possível prevenir alguns tipos de cálculos renais.
Mas todas as crianças que tiveram pedras nos rins deveriam:
- Beba muitos líquidos (água é melhor) ao longo do dia. Evite refrigerantes escuros, refrigerantes e bebidas esportivas. Se o xixi estiver quase transparente, é sinal de que estão bebendo o suficiente. Pergunte ao seu médico quanto seu filho deve beber.
- Limite o sal e as proteínas em sua dieta.
Se as mudanças na dieta não prevenirem pedras nos rins, os medicamentos podem ajudar. Dependendo do tipo de cálculo renal que seu filho teve, o médico pode prescrever tratamentos ou medicamentos para diminuir os níveis de substâncias formadoras de cristais no xixi.