A 31ª edição do Congresso Brasileiro de Nefrologia realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, em Florianópolis, reuniu grandes nomes da Nefrologia. Entre eles, damos destaque ao Dr. João Luiz, médico do Grupo NefroClínicas Ipanema que abordou em sua palestra um assunto delicado e muito pertinente sobre o atual momento da Nefrologia no país: “Perspectivas e desafios da saúde no Brasil” que ocorreu no dia 22 de setembro (quinta-feira) com grande repercussão entre os congressistas.
Esse ano a edição do CBN aconteceu no formato presencial após a edição realizada virtualmente por conta da pandemia da Covid-19. O evento reuniu diversos médicos nefrologistas e outros profissionais de áreas correlatas com o objetivo de promover a apresentação de temas relevantes ao cenário da Nefrologia atual, como as terapias renais substitutivas (que abrangem a diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração e transplante renal), injúria renal aguda, DRC, glomerulopatias, dentre outros.
Por meio de palestras com importantes profissionais nacionais e internacionais, houve uma grande contribuição para discussão de casos sobre o que há de mais inovador nas pesquisas científicas da área nefrológica, proporcionando a atualização, capacitação e networking aos membros presentes.
De acordo com os organizadores do CBN 2022, essa edição contou com a participação de mais de 2 mil congressistas e a expectativa é que o encontro seja considerado o maior evento de Nefrologia do Brasil.