Melhores alimentos para comer e evitar com pedras nos rins

As pedras nos rins podem ser dolorosas e afetar gravemente a sua vida se não forem tratadas. Essas pedras podem se desenvolver no trato urinário, nos rins, nos ureteres e na bexiga. Quando há uma quantidade excessiva de minerais ou sais na urina, estes podem se unir e se depositar formando uma pedra dura. Oxalato, ácido úrico e estruvita são substâncias comuns que podem cristalizar para formar pedras.

Pedras nos rins podem ocorrer e crescer devido a vários motivos, com o peso da dieta e as condições médicas desempenhando os papéis mais importantes. Contacte o seu médico imediatamente se notar algum dos sinais comuns de pedras nos rins, como dor, urina escura ou com sangue, juntamente com febre e náuseas. Seu médico recomendará as melhores medidas para cuidar de pedras nos rins, como medicamentos, cirurgia e certas mudanças na dieta. Aqui estão algumas das principais recomendações dietéticas que você pode obter do seu médico.

Dieta para pessoas com cálculos renais de oxalato de cálcio 

Os oxalatos são produzidos no corpo e também absorvidos pelos alimentos que ingerimos. O cálcio pode se ligar ao oxalato e formar cálculos de oxalato de cálcio, este é um dos tipos mais comuns de cálculos renais. Certos fatores podem estimular a formação de cálculos de oxalato de cálcio, como baixa ingestão de água, quantidades excessivas de oxalato no corpo e na urina e altos níveis de sal na dieta. Para combater isso, você precisa:

  • Sempre coma quantidades suficientes de alimentos ricos em cálcio em suas refeições sempre que consumir alimentos ricos em oxalato
  • Evite ou limite alimentos ricos em oxalato, como espinafre, beterraba e cenoura
  • Mantenha níveis saudáveis ​​de cálcio na dieta com fontes alimentares como leite e produtos lácteos, a menos que seja sugerido de outra forma pelo seu médico
  • Reduza a ingestão de sal, pois o sódio pode levar ao excesso de cálcio na urina
  • Converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento de cálcio
Nefromed – Dieta para evitar pedras nos rins

Dieta para pessoas com cálculos renais de ácido úrico 

O ácido úrico é um resíduo produzido quando o corpo decompõe as purinas. As purinas são encontradas em quase todas as plantas e carnes, mas alguns alimentos têm concentrações mais elevadas. Isso inclui carnes vermelhas, vísceras, frutos do mar e álcool. As purinas são decompostas em ácido úrico e esse ácido úrico acaba nos rins ou em outras partes do trato urinário no processo de eliminação do corpo. Quando há muito ácido úrico na urina, podem se formar cristais, causando cálculos renais de ácido úrico. Aqui estão algumas recomendações dietéticas para pessoas com cálculos de ácido úrico:

  • Mantenha-se hidratado todos os dias para garantir que sua urina seja diluída
  • Embora você precise de proteínas em sua dieta, tente evitar alimentos ricos em purinas, como carnes e frutos do mar.
  • Aumente o número de frutas e vegetais em sua dieta
  • Evite bebidas açucaradas, bem como bebidas alcoólicas e fumo
  • Beba sucos de frutas ricos em citrato (limões, limas, laranjas), pois o citrato pode combater eficazmente o ácido úrico
Nefromed – Dieta para evitar pedras nos rins

Melhores alimentos para experimentar quando você tem pedras nos rins 

Quando o tipo de pedra não é conhecido, você pode considerar os seguintes pontos úteis:

1.  Água

É muito importante manter-se hidratado quando se tem pedras nos rins. O seu médico pode recomendar uma quantidade fixa de água que você precisa beber diariamente, tente seguir esta recomendação.

2. Limões

Limões são uma ótima fonte de citrato, que torna a urina menos ácida. Pedras de ácido úrico podem se formar e crescer quando a urina é ácida, portanto, limões e limas são ótimos para dissolver essas pedras, caso se formem. O suco de limão deve ser diluído em água e pode ser tomado.

3. Laranjas

Laranjas, assim como limões e limas, são frutas cítricas com citrato presente. Tem os mesmos benefícios do suco de limão e também reduz o nível ácido da urina. A alta acidez na urina está associada a alguns tipos comuns de cálculos renais.

4. Leite

O leite é uma ótima fonte de cálcio na dieta. Embora a ingestão de cálcio por meio de suplementos esteja associada a taxas mais altas de cálculos renais, consumi-lo de fontes alimentares como o leite está associado a um risco menor.

5. Legumes e nozes

Leguminosas e nozes também são ótimas fontes de cálcio na dieta que podem ajudar a reduzir o risco de pedras nos rins. Quando o cálcio é consumido de fontes alimentares como essas, ele se liga ao oxalato no próprio sistema digestivo. Isso significa que há uma chance menor de formação de oxalato de cálcio nos rins.

Nefromed – Dieta para evitar pedras nos rins

7. Lentilhas, Ervilhas, Feijões

Todo mundo precisa de proteína para se manter saudável e essas três fontes vegetarianas são boas para quem tem pedras nos rins. Alimentos proteicos não vegetarianos podem aumentar o risco de pedras nos rins, então tente aumentar a ingestão de lentilhas, ervilhas e feijões. Pessoas com níveis elevados de ácido úrico podem precisar reduzir a ingestão de proteínas.

9. Arroz e Aveia

Arroz e aveia também têm baixo teor de oxalatos. Se quiser diminuir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins, você pode reduzir os níveis de oxalato ou aumentar os níveis de cálcio para ligar o oxalato. Arroz e aveia podem fazer parte de uma dieta pobre em oxalato.

10. Brócolis

O brócolis contém baixos níveis de oxalatos, o que é bom para reduzir o risco de cálculos de oxalato de cálcio, mas também é uma ótima fonte de potássio. O potássio é importante porque se liga ao cálcio, o que diminui a chance de formação de cálculos. O potássio também pode estar envolvido na dissolução de cálculos renais de oxalato de cálcio e fosfato de cálcio.

Nefromed: cuide da sua Saúde Renal

Estamos sempre à disposição para atendê-lo. Seja qual for sua necessidade ou dúvida, sinta-se à vontade para nos contatar nos seguintes endereço e telefone:

 Belo Horizonte

  • Telefone fixo: (31) 2515-6868
  • Celular/WhatsApp: (31) 97102-6868

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *