Quando se fala em perda da função renal, pensa-se logo em diálise ou transplante renal. De fato, essas são alternativas de tratamento para os estágios mais avançados da doença. Entretanto, não se deve esperar que a perda de função dos rins chegue em nível crítico para pensarmos em tomar providências, afinal existem cuidados ou tratamentos focados na prevenção contra a disfunção renal, como o programa de cuidados renais (ou tratamento conservador da doença renal crônica), ambos indicados pelo médico nefrologista.
Se você mora em Nova Lima-MG ou região e está procurando por um nefrologista para agendar sua consulta e cuidar da saúde dos seus rins, sua espera acabou! A NefroClínicas inaugurou na última semana uma nova unidade no Vila da Serra e conta com excelentes nefrologistas para melhor te atender.
Os melhores nefrologistas de Nova Lima-MG
O corpo clínico da NefroClínicas Vila da Serra é composto por médicos renomados no ramo da nefrologia, formados nas principais universidades do país e gestores em hospitais de referência no Brasil. Além dos médicos, também possuímos uma equipe de excelência no trabalho multidisciplinar formado pela equipe de enfermagem, serviço social, nutrição e psicologia.
A unidade conta com consultas agendadas com nefrologistas e nefropediatras, além de oferecermos tratamentos completos e humanizados de terapias renais substitutivas, como diálise peritoneal, hemodiálise, hemodiafiltração, transplante renal e o programa diálise em trânsito, na qual o paciente poderá viajar sem precisar interromper o seu tratamento. Para isso, nossa equipe entra em contato com as clínicas do local de destino da sua viagem e realizamos todos os trâmites necessários, garantindo que você seja recebido da melhor forma possível e assim dar sequência ao seu tratamento.
Confira a lista de médicos nefrologistas da NefroClínicas Vila da Serra
– Dra Michele Hostalacio
– Dra Marcia Goulart
– Dr José Neto
– Dra Talita Araujo
– Dra Katia Farah
– Dra Thais Paiva
– Dr Leandro
– Dra Vanessa Belo
Para agendar sua consulta com algum dos nossos nefrologistas, clique no botão abaixo.
Quais as funções de um médico nefrologista?
Dentre as diversas funções de um nefrologista e quais doenças são tratadas por esses profissionais, pode-se destacar:
- Prevenção de doenças renais
- Diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial
- Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias
- Diagnóstico e tratamento de nefrites
- Diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins)
- Diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas
- Diagnóstico e tratamento da doença renal crônica
- Diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda
- Indicação e acompanhamento da hemodiálise
- Indicação e acompanhamento da diálise peritoneal
- Realização de transplante renal
- Indicações dos exames para diagnósticos e tratamentos
Os diagnósticos são feitos por meio de consultas onde o médico poderá analisar de forma individualizada através de exames, a atual condição clínica do paciente para determinar qual tratamento mais adequado seguir. Abaixo você poderá entender um pouco mais sobre como é a primeira consulta com o médico nefrologista e quais exames serão solicitados neste primeiro contato para auxiliar na identificação da doença.
Quando procurar um nefrologista?
Primeiramente, é importante que todos realizem uma consulta regularmente com o nefrologista para prevenir doenças e fazer o check-up. É recomendado que pessoas acima de 40 anos de idade façam anualmente uma consulta médica com o nefrologista para que seja feito os devidos exames como dosagem de creatinina e exame de urina, a fim de garantir que seus rins estejam em perfeito funcionamento.
Entretanto, existem alguns sinais que apontam a necessidade de agendar uma consulta com o médico, embora, conforme citado acima, essa primeira consulta com o nefrologista também pode ser através de uma indicação de um urologista ou de um clínico geral. Estes sinais podem ser:
- Dor ao urinar, além de algumas alterações como cor, cheiro, volume, presença de espuma ou sangue
- Inchaço nas mãos, pés ou olhos
- Alterações nas taxas de creatinina e minerais no sangue
- Ter histórico de pedra nos rins e apresentar alguma alteração na urina
Já em pacientes portadores de diabetes, pressão alta, histórico familiar de problemas renais, pedra nos rins, nefrites ou infecções na infância, é recomendado a consulta e sequência no tratamento com um nefrologista.
É preciso enfatizar a importância de nunca ignorar nenhum sintoma, pois mesmo que a doença renal crônica se manifeste de maneira silenciosa, qualquer desconforto que o paciente possa sentir relacionado aos sintomas citados, será necessário o acompanhamento médico para que seja possível examinar e fazer o diagnóstico. Vale reforçar que, buscar atendimento médico o quanto antes, poderá evitar que o problema se agrave e cause maiores complicações ao paciente.
Se você sente algum desses sintomas, não perca mais tempo e agende sua consulta!