A decisão de iniciar a diálise é uma decisão muito pessoal que o paciente deve tomar junto com seu nefrologista. Pode envolver outras pessoas, como sua família, seus amigos e líder religioso se houver, mas a decisão final é tomada com a opinião de você e de seu médico. Não se baseia em nenhum teste de laboratório específico ou em nenhum número específico. Baseia-se se seus sintomas são consistentes com doença renal crônica avançada (DRC) e se a diálise tem potencial para aliviar esses sintomas.
Doença renal crônica e tratamento
Existem cinco estágios da DRC, sendo o mais avançado o estágio 5, com uma taxa de filtração glomerular (TFG) inferior a 15. Geralmente, os pacientes com DRC em estágio 5 são considerados candidatos a iniciar terapia de diálise ou serem considerados para transplante de tratamento renal. Uma vez que a diálise ou o transplante são considerados necessários, isso é chamado de Doença Renal em Estágio Final. Se sua TFG for menor que 20, você pode ser avaliado e colocado na lista de espera para um transplante de rim. Um centro de transplante o colocará na lista se o considerar elegível para transplante. O transplante pode ser realizado antes da necessidade de diálise, se a insuficiência renal estiver progredindo lentamente o suficiente para que seus sintomas possam ser controlados com dieta e medicação.
Conheça suas opções para terapia de diálise
Você deve ser informado sobre as opções de diálise. Existem duas formas gerais de terapia de diálise. A hemodiálise ou diálise do sangue pode ser realizada em um centro onde você vai para diálise três vezes por semana e os tratamentos de diálise geralmente duram cerca de quatro horas. Alternativamente, você pode ser treinado a fazer hemodiálise em casa. Isso é conhecido como hemodiálise domiciliar e pode levar 3 ou 4 semanas para aprender. A hemodiálise domiciliar geralmente é feita cinco ou seis dias por semana por períodos mais curtos. A hemodiálise domiciliar pode ser feita em sessões diárias curtas, sessões “noturnas” durante a noite ou sessões mais longas em dias alternados. A hemodiálise requer que você tenha uma fístula criada como um acesso de sangue em seu braço. A fístula arteriovenosa (FAV) é o acesso vascular preferido para o tratamento de hemodiálise, para aqueles que tem insuficiência renal, pela sua facilidade de utilização e pelos poucos riscos que apresenta comparativamente com as outras opções.
A segunda forma de diálise é a diálise peritoneal (DP). Esta é outra forma de terapia de diálise em casa que é realizada inserindo cirurgicamente um tubo ou cateter no abdômen e, em seguida, aprendendo a retirar o fluido pelo abdômen várias vezes ao dia. Aprender a fazer diálise peritoneal geralmente demora cerca de uma semana. A diálise peritoneal é feita 7 dias por semana e pode ser feita durante o dia, onde o fluido é drenado e depois substituído quatro ou cinco vezes ao dia. Cada “troca” leva cerca de 30 minutos. Alternativamente, você pode estar conectado a uma máquina de diálise cicladora à noite e a máquina fará as trocas em cerca de 9 horas. Isso é conhecido como DP noturna ou diálise peritoneal cíclica contínua (DPCC). Você então compareceria na clínica de diálise uma vez por mês para ser avaliado.
E se eu não quiser diálise ou tratamento de transplante?
É sempre sua escolha se você considera a terapia de diálise. Algumas pessoas decidem que a terapia de diálise não é para elas e optam por renunciar à terapia de diálise. Eles escolheriam viver o máximo que puderem, o melhor que puderem. Muitos indivíduos mais velhos podem não se beneficiar da terapia de diálise, se sua saúde e estado físico subjacentes forem muito ruins. A diálise é uma opção. Você pode optar por fazer terapia de diálise como um teste. Se você não gosta de diálise, pode parar. Seu nefrologista pode continuar a cuidar de você fora da terapia de diálise.
Razões para iniciar a terapia de diálise
As razões pelas quais você inicia a terapia de diálise são variadas. O motivo mais comum para iniciar a terapia de diálise é porque você está retendo o líquido que está causando edema ou está tendo dificuldade com o acúmulo de líquido nos pulmões. Se isso não puder ser tratado com medicação, a diálise pode ser a única opção. Se você desenvolver fluido ao redor do coração ou inflamação ao redor do coração (conhecida como pericardite), a diálise também pode ser necessária. A perda de peso com DRC estágio 5 avançado é um sinal de prognóstico muito ruim e pode indicar a necessidade de diálise.
Sintomas de doença renal crônica avançada
Os sintomas comuns da DRC estágio 5 avançado são náuseas, vômitos (especialmente no início da manhã), coceira, perda de energia e perda de apetite. Muitos desses sintomas podem ser aliviados com a terapia de diálise. O acúmulo de resíduos tóxicos no sangue, como potássio e ácido, às vezes pode exigir o início da terapia de diálise. O nefrologista e você devem revisar todos os seus sintomas, conhecer seu estado médico subjacente e então discutir com você as coisas que a diálise pode ajudar e as coisas que podem ser complicadas pelo início da terapia de diálise. Duas grandes áreas de preocupação são sua capacidade de viajar e seu apoio social em casa. Aqueles pacientes que têm pouco apoio social e familiar em casa não se saem bem na terapia dialítica. Se você não puder comparecer facilmente para um centro de diálise.