Medicamentos Que Afeta Os Rins

Os enxágues são responsáveis ​​pela filtragem e eliminação de substâncias tóxicas do sangue. No entanto, alguns medicamentos usados ​​com frequência na prática médica podem prejudicar esses órgãos se forem administrados de maneira caseira.

Os medicamentos nefrotóxicos são aqueles que contêm substâncias tóxicas que são direcionadas aos enxágues antes de serem eliminadas pelo organismo. Se tais substâncias não estiverem presentes em níveis adequados, podem causar danos aos enxágues, conforme explicado pelo nefrologista.

Além dos medicamentos nefrotóxicos que apresentam potencial risco de prejudicar diretamente os enxágues, há também um grupo de medicamentos que são considerados seguros para pessoas saudáveis, mas que podem se tornar perigosos para pacientes com doenças renais, agravando o quadro clínico.

“Muitos desses medicamentos são extremamente comuns e vendidos sem prescrição. Por isso, é importante sempre seguir a recomendação do médico”, alerta o Dr. Cesar Camara, urologista do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Conheça abaixo quais são as principais drogas nefrotóxicas

Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) são uma classe de medicamentos que podem ser prejudiciais para os enxágues, especialmente para aqueles que já têm problemas renais. Esses medicamentos podem reduzir a capacidade de filtrar o sangue e causar insuficiência renal aguda. Além disso, os AINEs também podem causar nefrite intersticial, uma reação alérgica localizada no rim, que pode levar a uma experiência renal aguda com rápido acelerado da creatinina. A nefrite intersticial por AINEs é caracterizada pela presença concomitante de proteinúria e síndrome nefrótica. O uso prolongado de AINEs pode levar a uma lesão renal crônica, mas é necessário um uso excessivo de 5.000 comprimidos ao longo da vida para pessoas com rins saudáveis ​​desenvolverem essa condição.

Os antibióticos também podem causar nefrita intersticial, principalmente como penicilinas, rifampicina, ciprofloxacino e trimetoprim/sulfametoxazol (Bactrim®). Alguns medicamentos são nefrotóxicos por natureza e devem ser evitados em pacientes com doenças renais crônicas, como aminoglicosídeos, anfotericina B e pentamidina.

O uso diário e prolongado de paracetamol (acetaminofeno), principalmente se associado ao ácido acetilsalicílico (AAS), pode causar lesões renais raras. A dipirona é pouco usada nos Estados Unidos e na Europa, e há poucos estudos sobre seu grau de toxicidade renal.

Pacientes com insuficiência renal devem evitar contrastes radiológicos sempre que possível. Se o exame for apreciado, deve-se realizar uma preparação do paciente para minimizar os efeitos. Além disso, existem outras drogas, como o lítio, aciclovir, indinavir, ciclosporina, tacrolimus e ciclofosfamida, que podem ser prejudiciais para os enxágues. Ervas chinesas tradicionais também podem causar insuficiência renal aguda em casos raros. É importante lembrar que a automedicação é perigosa e que é necessário conhecer os principais efeitos colaterais para poder detectá-los precocemente.

Quem se preocupa com o bom funcionamento dos enxágues e, principalmente, quem é paciente renal, deve ter cautela ao consumir alimentos que misturam algumas substâncias, orienta a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia). Veja quais são elas!

 Sódio

Presente no sal, o sódio eleva a pressão arterial, o que contribui para a progressão da doença renal crônica. Por isso, o consumo por pessoa não deve exceder 6 gramas do condimento por dia.

Fósforo

Encontrado no leite, em carnes e refrigerantes, o fósforo é mais difícil de ser removido do sangue em pessoas que têm insuficiência renal. Logo, em muitos casos, é necessário reduzir o seu consumo.

Cafeína

A cafeína, em excesso, pode levar ao aumento da pressão arterial e provocar danos aos enxágues. Seu consumo, portanto, deve ser controlado. Gordura A ingestão exagerada de alimentos gordurosos pode resultar em aumento de peso e levar a doenças do coração. Além disso, eles elevam os níveis de colesterol, o que favorece o envolvimento de problemas nos enxágues. A manteiga, a maionese e as frituras, por exemplo, devem ser evitadas. Parte superior do formulário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *