Saúde sexual
Além da fadiga que pode levar a uma redução do desejo sexual, a DRC causa alterações hormonais em homens e mulheres. Essas alterações, frequentemente encontradas em casos avançados de DRC, podem contribuir para a diminuição da libido.
Fertilidade
Mulheres com doença renal avançada podem ter uma interrupção nos ciclos menstruais e interferência na ovulação. Essa interferência é causada por um acúmulo de toxinas que coincide com as mudanças hormonais. Para homens com DRC, a análise do sêmen mostrou baixa contagem de espermatozoides, bem como baixa qualidade do esperma.
Anemia
A anemia é uma condição na qual o corpo apresenta uma contagem de glóbulos vermelhos abaixo do normal. Quando os rins são danificados, eles produzem menos eritropoietina, um hormônio necessário no processo de criação dos glóbulos vermelhos. Além da produção reduzida de glóbulos vermelhos, aqueles com DRC também fazem com que os glóbulos vermelhos tenham uma vida útil mais curta na corrente sanguínea, de modo que morrem em uma taxa maior do que são substituídos. Quando o corpo tem uma contagem baixa de glóbulos vermelhos, os tecidos e órgãos como o coração e o cérebro podem não receber oxigênio suficiente para funcionar corretamente.
Doença óssea
Anormalidades hormonais causadas por rins danificados também podem levar ao aumento dos níveis de cálcio e fósforo no sangue. Esse acúmulo pode levar a distúrbios minerais e ósseos. Minerais e hormônios são essenciais para atingir um equilíbrio que permite que os ossos permaneçam fortes. Quando ocorre um desequilíbrio, podem ocorrer deformidades e crescimento ósseo retardado.
Doença cardíaca
A doença cardíaca é uma causa comum de morte para todas as pessoas com DRC. Os rins funcionam para apoiar outras partes do corpo, incluindo o coração. Os rins também são responsáveis por regular o sistema hormonal, que por sua vez controla a pressão arterial. Quando os rins não funcionam corretamente, o coração tem que trabalhar mais, levando a doenças cardíacas.
Danos nervosos
A neuropatia periférica afeta aproximadamente 90% dos pacientes em diálise, sendo a complicação neurológica mais comum associada à DRC. Pessoas com neuropatia periférica podem sentir dor, perda de sensibilidade e fraqueza.
Os sistemas dentro do corpo não funcionam independentemente, mas dependem de outros sistemas para funcionar corretamente. Os rins são um elemento chave, com muitos órgãos e tecidos dependendo deles para funcionar corretamente. Se você tiver algum sintoma de DRC, é crucial procurar tratamento antes que o dano avance.