Seus rins são dois órgãos em formato de feijão que ficam logo abaixo da caixa torácica, em cada lado da coluna. Eles removem resíduos e fluidos do seu corpo, nivelam sua pressão arterial e mantêm seus ossos fortes. Eles também garantem que você tenha a quantidade certa de minerais, como potássio e sódio (sal), no sangue. E, ainda, produzem o hormônio que faz com que seu corpo crie glóbulos vermelhos.
O que é Diálise?
É um tratamento que assume suas funções renais se esses órgãos pararem de fazer seu trabalho. Existem dois tipos de diálise:
Hemodiálise: seu sangue é colocado por meio de um filtro fora do seu corpo, limpo e depois devolvido a você. Isso é feito em uma clínica de diálise ou em casa.
Diálise peritoneal: seu sangue é limpo dentro do seu corpo. Um fluido especial é colocado em seu abdômen para absorver os resíduos do sangue que passa por pequenos vasos em sua cavidade abdominal. O fluido é então drenado. Este tipo de diálise é normalmente feito em casa.
Quem precisa fazer diálise?
Se sua doença renal se agravar de modo que a função seja comprometida ao ponto de não manter o corpo, você precisa de um transplante ou diálise.
Você normalmente inicia a diálise quando tem sintomas ou seus exames de laboratório mostram níveis tóxicos de resíduos no sangue. Os sintomas de insuficiência renal incluem náusea, fadiga, inchaço e vômito.
Quando você deve iniciar a diálise depende de sua idade, nível de energia, saúde geral, resultados de exames laboratoriais e quão disposto você está a se comprometer com um plano de tratamento. Embora possa fazer você se sentir melhor e viver mais, envolve muito do seu tempo.
O seu médico nefrologista irá informá-lo quando deve iniciar o tratamento. Eles também explicarão qual tipo pode funcionar melhor para você.
Como funciona a hemodiálise?
Primeiro, você precisará de uma pequena cirurgia para criar acesso direto à sua corrente sanguínea. Isso pode ser feito de algumas maneiras:
Fístula (também conhecida como fístula arteriovenosa ou fístula AV): uma artéria e uma veia são unidas sob a pele do braço. Na maioria das vezes, isso é feito naquele com o qual você não escreve. Uma fístula AV precisa de 6 semanas ou mais para cicatrizar antes de poder ser usada para hemodiálise. Então, ele pode ser usado por muitos anos.
Enxerto (enxerto arteriovenoso ou enxerto AV): um tubo de plástico é usado para unir uma artéria e uma veia sob a pele. Isso cura em apenas 2 semanas, para que você possa iniciar a hemodiálise mais rapidamente. Isso não vai durar tanto quanto uma fístula. Você provavelmente precisará de outro enxerto depois de alguns anos.
O risco de infecção é maior com um enxerto. Você também terá que consultar seu médico com mais frequência para que ele possa garantir que o enxerto permaneça aberto.
Cateter (cateter venoso central): este método é uma opção se você precisar iniciar a hemodiálise muito rapidamente. Um tubo flexível (cateter) é colocado em uma veia do pescoço, abaixo da clavícula ou próximo à virilha. É apenas para ser usado por um curto período de tempo.
Durante a hemodiálise, você se sentará ou se deitará em uma cadeira. Um enfermeiro colocará duas agulhas em seu braço onde a fístula ou enxerto está localizado. Uma bomba na máquina de hemodiálise extrai lentamente seu sangue e o envia para outra máquina chamada dialisador. Isso funciona como um rim e filtra sal extra, resíduos e fluidos. Seu sangue limpo é enviado de volta ao seu corpo por meio da segunda agulha em seu braço. Ou, se houver um cateter, o sangue sai de uma porta e depois é devolvido por uma segunda porta.
Você pode fazer hemodiálise em um hospital, um centro de tratamento de diálise ou em casa. Se você tiver em uma clínica, as sessões duram de 3 a 5 horas e você provavelmente só precisará delas três vezes por semana. Se você fizer hemodiálise em casa, precisará de tratamentos de 6 ou 7 dias por 2 a 3 horas de cada vez.
Algumas pessoas leem ou assistem TV durante o tratamento. Se você faz hemodiálise em casa, pode fazê-lo à noite enquanto dorme.
Como funciona a diálise peritoneal (DP)?
Ele usa o revestimento de sua barriga para filtrar seu sangue. Algumas semanas antes de iniciar o tratamento, um cateter é colocado perto do umbigo. Uma vez que a área cura, você será treinado em como fazer DP, já que você mesmo fará isso.
Você usará o cateter para transferir a solução de diálise de uma bolsa para a barriga. Este fluido especial contém água com sal e outros aditivos. Ele absorve resíduos e fluidos extras dentro do seu corpo. Depois de algumas horas, você vai drená-lo em um saco separado. Esse processo é chamado de “troca”.
Existem dois tipos de DP:
Diálise peritoneal contínua de ciclismo: Isso usa uma máquina para fazer suas trocas.
Diálise peritoneal ambulatorial contínua: você fará suas trocas manualmente.
Você provavelmente fará de quatro a seis trocas por dia. Seu médico pode ajudá-lo a decidir qual tipo se adapta ao seu estilo de vida. Algumas pessoas fazem as duas coisas.
O que posso esperar quando faço diálise?
Não deve doer. Se sentir dor durante ou após o tratamento, informe o seu médico imediatamente. Você pode ter efeitos colaterais, no entanto. A pressão arterial baixa é comum. Você também pode ter náuseas, vômitos, pele seca ou com coceira, cãibras musculares ou se sentir muito cansado.
Você pode diminuir os efeitos colaterais tomando cuidado com o que come e bebe. Seu médico pode aconselhar quanto líquido, proteína e sal você deve ingerir.
Pacientes em hemodiálise também estão em maior risco de infecções. Experimente estas dicas para se manter saudável:
- Verifique seu local de acesso diariamente para vermelhidão, pus e inchaço. Se você vir algum, ligue para o seu médico.
- Mantenha o curativo que cobre o cateter limpo e seco.
Certifique-se de que qualquer pessoa que ajude no seu tratamento lave as mãos antes e depois com água e sabão.
E se eu quiser parar a diálise?
Este tratamento deve manter ou melhorar sua qualidade de vida. Mas você pode optar por não tê-lo ou parar a qualquer momento. Se o fizer, certifique-se de conversar com seu médico sobre outros tratamentos que podem ajudá-lo. Mudanças em sua dieta ou estilo de vida podem melhorar sua qualidade de vida.
Se você quiser interromper a diálise porque se sente deprimido ou envergonhado, seu médico pode pedir que você fale primeiro com um conselheiro. Compartilhar seus sentimentos, tomar antidepressivos ou fazer essas duas coisas pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada.
A diálise não é para todos, especialmente para os muito idosos e aqueles com condições médicas muito graves.